Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities

Autores

  • Patrícia Leme de Oliveira Borba Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Carolina Costa Savani Terapeuta Ocupacional do Instituto "A Casa" e NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família - SPDM
  • Paloma Greicy Ferreira de Sousa Terapeuta Ocupacional
  • Victor Hugo Rodrigues Medeiros Terapeuta Ocupacional, Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial da Universidade Federal de São Paulo.
  • Andrea Perosa Saigh Jurdi Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0998

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Formação, Ensino

Resumo

O presente artigo relata o processo vivido e refletido do projeto de monitoria do curso de terapia ocupacional da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Tal projeto elegeu o campo da experimentação das atividades e recursos como uma forma de ampliar e integrar os conhecimentos e os conteúdos adquiridos ao longo da formação acadêmica. A dinâmica vivida pautava-se em uma perspectiva ativa dos discentes no processo de experimentação, e conjuntamente ao grupo trabalhavam desde aspectos de como eram afetados pelo encontro e como poderiam trabalhar, a partir daquele recurso, com diferentes públicos. Os principais resultados em torno dessa ação foram: a cultura do encontro entre discentes no Laboratório de Recursos Terapêuticos, a valorização da ‘atividade’ para a ação profissional do terapeuta ocupacional, a apropriação de técnicas e sua exploração para diferentes fins, a ampliação do repertório de atividades e uma maior integração entre os alunos de graduação. Conclui-se que a oferta de espaços de experimentação cria condições potentes para a formação dos estudantes, ampliando possibilidades criativas e de maior engajamento entre pares e com o curso. 

Biografia do Autor

Patrícia Leme de Oliveira Borba, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade no Curso de Terapia Ocupacional e no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista

Andrea Perosa Saigh Jurdi, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade no Curso de Terapia Ocupacional, no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista

Publicado

2018-03-28

Como Citar

Borba, P. L. de O., Savani, A. C. C., Sousa, P. G. F. de, Medeiros, V. H. R., & Jurdi, A. P. S. (2018). Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(1), 219–224. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoRE0998

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso