Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration

Autores

  • Renato da Costa Teixeira Universidade do Estado do Pará
  • Roberta de Oliveira Corrêa
  • Ester Miranda da Silva

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1167

Palavras-chave:

Educação Superior, Integração Docente Assistencial, Terapia Ocupacional

Resumo

O presente artigo procura compreender as percepções de discentes do estágio profissionalizante em terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada em um laboratório de atividade de vida diária. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório realizado através de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo com a categoria temática: integração ensino-serviço-comunidade. A amostra foi composta por 14 discentes que estavam matriculados na disciplina. Foram observadas as semelhanças, distinções entre os conteúdos e identificadas as ideias centrais das narrativas sobre a categoria temática. As falas geraram as unidades de análise: expectativa de práticas integradas, realidade do trabalho em equipe, processo organizacional, troca de experiências e sugestões. Os resultados obtidos apontaram distanciamento entre as expectativas dos discentes e a realidade. As percepções dos entrevistados revelaram que a dinâmica de trabalho ocorre sem planejamento coletivo das ações de cuidado e sem interlocução com o ensino. Os discentes sugeriram estratégias para melhoria da integração ensino-serviço-comunidade e para favorecer o processo formativo.

Biografia do Autor

Renato da Costa Teixeira, Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta, Doutor em Educação, Docente do programa de Pös-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará

Publicado

2018-09-27

Como Citar

Teixeira, R. da C., Corrêa, R. de O., & Silva, E. M. da. (2018). Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(3), 617–625. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1167

Edição

Seção

Artigo Original