REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE NO BRASIL

Autores/as

  • Mônica T. S. M. Bernardino
  • Paulo E. G. Bento

Resumen

O presente trabalho pretende discutir, em linhas gerais, alguns aspectos das mudanças na organização da produção nas últimas décadas e sua relação com as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores no Brasil.

A relevância do tema se dá em função das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, seja pela introdução de novas tecnologias ou organização de trabalho diferenciadas, determinam modificações nas condições de trabalho e no perfil de adoecimento e sofrimento dos trabalhadores. A abordagem deste tema pode colaborar de maneira representativa para a discussão sobre “trabalho e saúde” em DETERMINADAS áreas de conhecimento, como a Saúde (Coletiva/do Trabalhador) e a Ergonomia.

Inicialmente contextualiza-se a mudança do modelo de produção em massa para os mais flexíveis, caracterizando-os de maneira geral, apontando suas abrangências e limitações em nosso país. Em seguida, discute-se a relação de alguns aspectos dessa reestruturação, como mudanças tecnológicas, de gestão da força de trabalho e da relação entre firmas, com a determinação das condições de saúde e trabalho.

Publicado

2010-03-23

Cómo citar

Bernardino, M. T. S. M., & Bento, P. E. G. (2010). REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE NO BRASIL. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 10(1). Recuperado a partir de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/220

Número

Sección

Artículo original