Uso de substâncias e significados: transformando participação ocupacional e experiências

Autores

Palavras-chave:

Uso de Substâncias, Trabalho, Substâncias para Melhoria do Desempenho, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: Foi utilizada a teoria da atividade de conceitos para examinar o “significado da ocupação” e o “uso de substâncias” para além das noções preconcebidas de experiências inerentes positivas ou negativas. Objetivo: Explorar nuances do significado do uso de substâncias e as ocupações associadas. Método: Uma pesquisa online e entrevistas semiestruturadas foram usadas para coletar dados de profissionais sobre a prevalência do uso de substâncias, efeitos de substâncias e experiências pessoais. Ao analisar os dados da entrevista, observamos que o uso de substâncias é uma ocupação discreta em si, ocorrendo com outras ocupações e o uso de substâncias altera o desempenho, a participação e a experiência das ocupações. Resultados: Três grandes temas relacionados ao significado: i) significados complexos atribuídos ao uso de substâncias, ii) significados do uso de substâncias como mutante e variável, e iii) significados do uso de substâncias no contexto de outras ocupações. O uso de substâncias enlaça-se às ocupações, transforma os seus significados e mitiga aspectos menos desejados das ocupações. O trabalho, considerado positivamente significativo e valorizado na literatura da terapia ocupacional, era uma fonte de estresse, infelicidade e preocupação; o uso de substâncias facilitou o relaxamento e o prazer. Conclusão: Este estudo aprofunda o conhecimento da terapia ocupacional com implicações para ampliar a conceptualização para além da fragmentação dualista e oferta implicações para a formação em terapia ocupacional, para a prática e a política.

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Publicado

2022-04-20

Como Citar

Kiepek, N., Ausman, C., Beagan, B., & Patten, S. (2022). Uso de substâncias e significados: transformando participação ocupacional e experiências. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3037. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3037

Edição

Seção

Artigo Original