Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox: uma revisão de escopo

Autores

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento Infantil, Jogos e Brinquedos, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: O brincar é intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento infantil. Através da avaliação do brincar, profissionais de saúde, incluindo terapeutas ocupacionais, podem obter informações sobre o desenvolvimento global da criança. A Escala Lúdica Pré-escolar de Knox – revisada (ELPKr) é um instrumento padronizado capaz de avaliar eficazmente as habilidades presentes no brincar de pré-escolares. Objetivo: Examinar a produção científica nacional e internacional sobre a utilização da ELPKr. Método: Trata-se de uma revisão de escopo da literatura, utilizando as seguintes bases de dados para busca: Scopus, Lilacs, BDENF, Embase, Cochrane, Medline, PubMed, CINAHL, Web of Science, PsycINFO, Dedalus, BDTD, PROQUEST, além de Scielo, Google Scholar e Portal Capes de Periódicos. A estratégia de busca incluiu os descritores “Escala Lúdica Pré-escolar de Knox” OR “Knox Preschool Play Scale”. Resultados: Foram identificados 51 estudos publicados entre 1983 e 2019, envolvendo 1.816 crianças. Além disso, foi constatado uso associado de mais 36 instrumentos de avaliação, sendo possível indicar potencialidades e fragilidades da escala. A ELPKr é um instrumento útil e confiável tanto na prática clínica como na pesquisa. No entanto, a não existência de um manual ou orientações sobre sua forma de aplicação foi indicada como uma fragilidade do instrumento. Conclusão: Esta revisão de escopo analisou qualitativamente a literatura nacional e estrangeira a respeito da ELPK, identificando lacunas nas produções científicas e gerando um amplo panorama de dados sobre a utilização, difusão e disponibilidade desse instrumento, além de apresentar um delineamento dos estudos, suas metodologias e objetivos.

Publicado

2022-09-09

Como Citar

João, N. S. de, Sposito, A. M. P., Scofield, I. R., & Pfeifer, L. I. (2022). Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox: uma revisão de escopo. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3212. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3212

Edição

Seção

Artigo de Revisão e/ou Atualização de Literatura