Terapeutas ocupacionais na educação? Caminhos e possibilidades para/na América Latina e Caribe a partir de uma Comunidade de Prática

Autores

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Educación, Escuela, Inclusión, Práctica Profesional

Resumo

Este trabalho é resultado de discussões realizadas em uma Comunidade de Prática para Terapeutas Ocupacionais latino-americanos e caribenhos que trabalham com Educação (TOE Latino América). TOE Latino América surge com o objetivo de fortalecer o trabalho coletivo de terapeutas ocupacionais no campo da educação dentro das especificidades das organizações sociais latino-americanas. Por isso, aqui passamos a compartilhar um pouco desse caminho, apresentando três temas neste ensaio: primeiro, colocamos as razões concretas para nossa existência, como trabalhamos e quais são as propostas do grupo; em seguida, trazemos um debate central sobre o direito à educação e os problemas históricos envolvendo a América Latina e suas populações, bem como identificamos o papel e a importância do Terapeuta Ocupacional no acesso a condições iguais na educação; por fim, parece pertinente apontar o surgimento do debate atual envolvendo a pandemia COVID19 e seus impactos na vida de indivíduos e populações, que interfere diretamente na educação, para dizer mais uma vez sobre nossa tarefa terapêutico-ocupacional diante disso.

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Farias, M. N., Salazar Rivera, J. ., Sánchez, P., Chambilla, L., Giorgini, C., Parra Esquivel, E. I., López, C., & Massuco, J. (2022). Terapeutas ocupacionais na educação? Caminhos e possibilidades para/na América Latina e Caribe a partir de uma Comunidade de Prática. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 30, e3234. Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3234

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio