Encontro de mulheres poderosas: estratégia de intervenção em terapia ocupacional social com cuidadoras informais de pessoas com deficiência intelectual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO260834021

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Assistência Social, Cuidadores, Gênero, Deficiência Intelectual

Resumen

Objetivo: Este trabalho analisa a experiência de um grupo denominado “Encontro de Mulheres Poderosas” desenvolvido por terapeutas ocupacionais em um Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, com mulheres cuidadoras informais de pessoas com deficiência intelectual. Método: Trata-se de estudo retrospectivo, de caráter exploratório e descritivo, com base em análise documental dos relatos das participantes do grupo, onde foram realizadas consultas a fontes diversificadas como relatórios desenvolvidos durante as intervenções, banco de imagens e diários de campo da análise. Os dados foram interpretados através dos pressupostos teóricos e metodológicos da Terapia Ocupacional Social. Resultados: As intervenções, por meio de rodas de conversa, oficinas de atividades temáticas e um ensaio fotográfico, promoveram um espaço de reflexão e exercício do protagonismo feminino e o fortalecimento da rede de suporte e da participação social. Foram abordadas temáticas de gênero a partir do cotidiano e das experiências de vida das participantes como: sobrecarga, machismo, crenças socioculturais, sexualidade e objetificação do corpo feminino. Conclusões: O grupo propiciou o fortalecimento de vínculos e a criação de redes de suporte social e a (re)construção de projetos de vida que valorizaram outros papéis ocupacionais, favorecendo a desconstrução da figura estrita de mulher-mãe-cuidadora.

Publicado

2023-07-13

Cómo citar

Gomes, C. M. S., Schiavo, K. V., Nascimento , A. P. C., & Macedo, M. D. C. de. (2023). Encontro de mulheres poderosas: estratégia de intervenção em terapia ocupacional social com cuidadoras informais de pessoas com deficiência intelectual. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 31(spe), e3402. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO260834021

Número

Sección

Artículo original