Ensino de tecnologia assistiva nos cursos de graduação em terapia ocupacional do Estado de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO262434241

Palabras clave:

Tecnologia Assistiva, Terapia Ocupacional, Ensino Superior, Formação Profissional

Resumen

Introdução: O conhecimento sobre tecnologia assistiva relaciona-se aos aspectos do domínio da terapia ocupacional, assim, interroga-se se tal conhecimento tem sido abordado nos cursos de graduação. Objetivos: Identificar os cursos de graduação em terapia ocupacional no estado de São Paulo que ofertam discipinas referentes à tecnologia assistiva, identificar as disciplinas, suas respectivas cargas horárias e o conteúdo presente em cada uma delas. Método: A amostra foi composta por oito universidades, cinco públicas e três privadas. A busca foi feita nas matrizes curriculares, planos de ensino de disciplinas específicas e não específicas, objetivos e conteúdos disponibilizados on-line ou solicitados ao coordenador de curso. Realizouse análise descritiva dos dados. Resultados: Constatou-se a oferta do conteúdo de tecnologia assistiva nas universidades investigadas, com diferença entre a carga horária e o conteúdo ofertado. A análise por área de aplicação da tecnologia assistiva evidenciou que o conteúdo sobre órteses é oferecido em 100% dos cursos analisados, seguido de produtos assistivos para o desempenho de atividades cotidianas e de prótese, ambos conteúdos encontrados em 75% dos cursos; equipamentos para mobilidade; acessibilidade e desenho universal em 62,5%; comunicação alternativa em 50% dos cursos. Conclusão: Os resultados apontam a relevância de uma maior homogeneidade de conteúdo entre as universidades investigadas e sugerem que este estudo tem potencial para fomentar discussões sobre a formação do terapauta ocupacional na área da tecnologia assistiva, uma vez que os resultados advêm da análise dos cursos de graduação localizados no estado que possui o maior número de cursos de terapia ocupacional no Brasil.

 

 

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

Teodoro, M. A., Rodrigues, A. C. T., & Baleotti, L. R. (2023). Ensino de tecnologia assistiva nos cursos de graduação em terapia ocupacional do Estado de São Paulo. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 31, e3424. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO262434241

Número

Sección

Artículo original