Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care

Autores

  • Débora Barbosa e Alcântara
  • Cristiane Miryam Drumond de Brito

Resumo

Este artigo relata uma experiência de um grupo de contação de histórias e brincar ocorrida nasdependências de uma Unidade Saúde da Família do município de São Carlos, SP. Esse grupo foi constituído a partirda avaliação da terapeuta ocupacional no contexto da atenção básica à saúde de forma ampliada que consideroua vida cotidiana dos envolvidos: as crianças, uma usuária do serviço e a equipe de saúde. Através do olhar daterapia ocupacional para as problemáticas do território foram propostas intervenções que articulavam o cuidadoindividual, o cuidado coletivo e a corresponsabilização da comunidade e da equipe na busca da ressignificação docotidiano desses atores. Trata-se de um exemplo concreto de mudança de paradigma do modelo de saúde existentepara os preceitos da Estratégia Saúde da Família com o envolvimento de usuários e profissionais de várias áreas. Aterapeuta ocupacional identificou diferentes demandas do território: a necessidade de transformação do cotidiano eda rotina de uma usuária, a necessidade de espaços de lazer e brincadeiras para as crianças no território e o desejoda equipe de construir esse espaço através de uma brinquedoteca. A possível junção das realidades cotidianas dausuária, das crianças e da equipe constituiu um projeto de intervenção baseado na visão da clínica ampliada. O“Brincar e Contar” foi capaz de transformar na prática o modelo de atenção à saúde.

http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.045

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Publicado

2012-12-19

Como Citar

Alcântara, D. B. e, & Brito, C. M. D. de. (2012). Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 20(3). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso