Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities

Autores

  • Elisângela de Assis Amaro Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Karoline Cipriano Raimundo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Núbia Tomain Otoni dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Patrícia Beatriz Silva Bonfim Universidade de Uberaba
  • Isabel Aparecida Porcatti de Walsh Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Dernival Bertoncello Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.074

Palavras-chave:

Lateralidade Funcional, Atividades Cotidianas, Estudantes

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo identificar, por meio de um questionário, as dificuldades cotidianas de universitários canhotos e elencar suas propostas para solucionar os problemas levantados. Participaram deste estudo 135 estudantes canhotos, que responderam um questionário composto por oito perguntas abertas e cinco perguntas fechadas que englobavam informações sobre a lateralidade, atividades estudantis, laborais, de vida diária e a sugestão para melhoria em suas atividades. Verificou-se que as maiores dificuldades relatadas por estudantes universitários canhotos na vida cotidiana, no trabalho e no ambiente estudantil são, respectivamente, abrir latas, má disposição dos objetos no espaço e a inadequação das carteiras escolares. A fim de melhorar a execução de atividades nessas três esferas, as sugestões mais citadas estão relacionadas à melhoria/disponibilidade das carteiras para canhotos e o desenvolvimento de objetos adaptados para esse grupo. O estudo indica dados sobre dificuldades e sugestões que são coerentes entre si e as melhorias propostas são de fácil execução e de grande valia para essa população.

Biografia do Autor

Elisângela de Assis Amaro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fisioterapeuta, Especialista em Docência do Ensino Superior.

Karoline Cipriano Raimundo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fisioterapeuta, Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Núbia Tomain Otoni dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fisioterapeuta do Hospital de Clínicas da UFTM, Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Patrícia Beatriz Silva Bonfim, Universidade de Uberaba

Fisioterapeuta

Isabel Aparecida Porcatti de Walsh, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fisioterapeuta, Doutora em Fisioterapia pela UFSCar, Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Dernival Bertoncello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia Aplicada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFTM, Uberaba, MG

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

Amaro, E. de A., Raimundo, K. C., Santos, N. T. O. dos, Bonfim, P. B. S., Walsh, I. A. P. de, & Bertoncello, D. (2014). Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(3), 531–536. https://doi.org/10.4322/cto.2014.074

Edição

Seção

Artigo Original