A supervisão como processo educativo: Construindo o paradigma de redução de danos emancipatória com uma equipe de CAPS-AD / Supervision as an educative process: Building Emancipatory Harm Reduction paradigm with a mental health team

Autores

  • Luciana Cordeiro Docente - Escola Municipal de Saúde - São Paulo - SP
  • Aline Godoy Departamento de Saúde Coletiva - Escola de Enfermagem - USP Docente - Escola Municipal de Saúde - São Paulo - SP
  • Cássia Baldini Soares Departamento de Saúde Coletiva - Escola de Enfermagem- USP

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.040

Resumo

O consumo contemporâneo de drogas ocupa lugar de destaque nas políticas públicas e na mídia. Diferentes formas de enfrentar a problemática vêm se apresentando, sendo uma delas a Redução de Danos Emancipatória, um movimento social antiproibicionista baseado no desenvolvimento de crítica sobre a realidade a fim de transformá-la. Objetivo: Discutir processo de supervisão em um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas, CAPS-AD de uma cidade do estado de São Paulo com a finalidade de transformar as práticas da equipe de saúde, refletindo sobre o processo de produção em saúde e os processos de trabalho. Método: Compreendeu-se a supervisão como processo educativo emancipatório, utilizando-se o referencial teórico da Saúde Coletiva. Seis encontros foram realizados com a equipe do serviço. Resultados: A supervisão configurou-se como processo educativo crítico, visando à emancipação dos usuários e trabalhadores do serviço. Discussão: O processo de supervisão pautado no referencial crítico possibilitou o desenvolvimento de práticas da equipe de saúde fundamentadas na Redução de Danos Emancipatória.

Biografia do Autor

Luciana Cordeiro, Docente - Escola Municipal de Saúde - São Paulo - SP

Terapeuta ocupacional, mestra em Saúde Coletiva na EEUSP, docente da Escola Municipal de Saúde de São Paulo.

Aline Godoy, Departamento de Saúde Coletiva - Escola de Enfermagem - USP Docente - Escola Municipal de Saúde - São Paulo - SP

Terapeuta ocupacional, mestranda em Saúde Coletiva na EEUSP, docente da Escola Municipal de Saúde de São Paulo.

Cássia Baldini Soares, Departamento de Saúde Coletiva - Escola de Enfermagem- USP

Livre-Docente do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Líder do grupo de Pesquisa Fortalecimento e desgaste no trabalho e na vida: bases para a intervenção em saúde coletiva, cadastrado no CNPq.

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Publicado

2014-08-19

Como Citar

Cordeiro, L., Godoy, A., & Soares, C. B. (2014). A supervisão como processo educativo: Construindo o paradigma de redução de danos emancipatória com uma equipe de CAPS-AD / Supervision as an educative process: Building Emancipatory Harm Reduction paradigm with a mental health team. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 22(1SE). https://doi.org/10.4322/cto.2014.040

Edição

Seção

Relato de Experiência ou Estudo de Caso