Editorial

Autores

  • Iracema Serrat Vergotti Ferrigno UFSCAR

Resumo

É com enorme satisfação que apresentamos aos leitores este número dos Cadernos de Terapia Ocupacional que oferece parte dos trabalhos compartilhados pelos profissionais e estudantes na XIV Semana de Estudos da Terapia Ocupacional da UFSCar, realizado em setembro de 2006.

A Universidade Federal de São Carlos, como espaço escolar de ensino-aprendizagem, tem a importante função de promover a formação técnica e científica dos seus alunos. Tem também como objetivo propiciar novas experiências no sentido de ampliar o conhecimento cultural e o desenvolvimento de atitudes e valores humanos. As atividades extra-classe são valorizadas para que os alunos participem ativamente da vida comunitária, conheçam e experimentem situações concretas de desafios do cotidiano.

Como é familiar à nossa profissão, realizamos a Semana de Estudos como um processo, um projeto que envolveu alunos e professores com objetivos claros, planejamento de estratégias e ações compartilhadas na construção de cada passo para a realização e conclusão dessa atividade.

Foi um processo de reflexão constante durante meses de preparação em que a equipe organizadora teve como alvo propiciar dias de convívio prazeroso e produtivo para os convidados. Foram inúmeras reuniões na busca de informações, patrocínio e de contatos, na análise da viabilidade de cada aspecto operacional para a criação e adaptações das condições institucionais. Conhecer os trâmites da Universidade para  a aprovação do projeto e do relatório, fazer o planejamento dos gastos e prestar contas possibilitou uma vivência organizacional rica para a formação dos estudantes que tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades nas relações pessoais e institucionais superando dificuldades, incorporando diferentes pontos de vista, compartilhando limites, assumindo riscos. O empenho na divulgação do evento, o carinho e a preocupação com que planejaram e fizeram a recepção dos colegas e palestrantes, promoveu integração e reforçou atitudes éticas e crescimento pessoal para todos.

A equipe formou um grupo de trabalho unido, responsável, maduro e muito ativo.

O sucesso se concretizou com a inscrição de 357 estudantes e profissionais de Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Educação Física e Fisioterapia, com a representação de treze Universidades.

O evento foi estruturado de modo a oferecer uma gama ampla de temas e atividades: 7 palestras, 2 mini-conferências, 1 mesa redonda, 10 mini-cursos, 1 depoimento, 5 temas livres e a apresentação de 20 pôsteres.

Ao final dos trabalhos realizamos uma avaliação quanto ao grau de satisfação dos participantes em relação ao evento em geral e quanto à diversidade de temas, qualidade das palestras e mini-cursos. O resultado mostrou que 98% dos questionários entregues aprovaram o evento dando conceitos ótimo e bom.

Assim, compartilhar parte dos conhecimentos e das ricas experiências nesse registro, é apenas um leve sopro num vendaval de sentimentos, informações e construção de vida. Acreditamos que ajudar o aluno a pensar, compreender o contexto, e descobrir formas inovadoras e criativas de atuar é uma contribuição efetiva na formação dos jovens profissionais.

Esperamos que todos se beneficiem dos textos aqui apresentados.

Publicado

2010-03-29

Como Citar

Ferrigno, I. S. V. (2010). Editorial. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 14(2). Recuperado de https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/278

Edição

Seção

Editorial