Editorial
Abstract
É com enorme satisfação que apresentamos aos leitores este número dos Cadernos de Terapia Ocupacional que oferece parte dos trabalhos compartilhados pelos profissionais e estudantes na XIV Semana de Estudos da Terapia Ocupacional da UFSCar, realizado em setembro de 2006.
A Universidade Federal de São Carlos, como espaço escolar de ensino-aprendizagem, tem a importante função de promover a formação técnica e científica dos seus alunos. Tem também como objetivo propiciar novas experiências no sentido de ampliar o conhecimento cultural e o desenvolvimento de atitudes e valores humanos. As atividades extra-classe são valorizadas para que os alunos participem ativamente da vida comunitária, conheçam e experimentem situações concretas de desafios do cotidiano.
Como é familiar à nossa profissão, realizamos a Semana de Estudos como um processo, um projeto que envolveu alunos e professores com objetivos claros, planejamento de estratégias e ações compartilhadas na construção de cada passo para a realização e conclusão dessa atividade.
Foi um processo de reflexão constante durante meses de preparação em que a equipe organizadora teve como alvo propiciar dias de convívio prazeroso e produtivo para os convidados. Foram inúmeras reuniões na busca de informações, patrocínio e de contatos, na análise da viabilidade de cada aspecto operacional para a criação e adaptações das condições institucionais. Conhecer os trâmites da Universidade para a aprovação do projeto e do relatório, fazer o planejamento dos gastos e prestar contas possibilitou uma vivência organizacional rica para a formação dos estudantes que tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades nas relações pessoais e institucionais superando dificuldades, incorporando diferentes pontos de vista, compartilhando limites, assumindo riscos. O empenho na divulgação do evento, o carinho e a preocupação com que planejaram e fizeram a recepção dos colegas e palestrantes, promoveu integração e reforçou atitudes éticas e crescimento pessoal para todos.
A equipe formou um grupo de trabalho unido, responsável, maduro e muito ativo.
O sucesso se concretizou com a inscrição de 357 estudantes e profissionais de Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Educação Física e Fisioterapia, com a representação de treze Universidades.
O evento foi estruturado de modo a oferecer uma gama ampla de temas e atividades: 7 palestras, 2 mini-conferências, 1 mesa redonda, 10 mini-cursos, 1 depoimento, 5 temas livres e a apresentação de 20 pôsteres.
Ao final dos trabalhos realizamos uma avaliação quanto ao grau de satisfação dos participantes em relação ao evento em geral e quanto à diversidade de temas, qualidade das palestras e mini-cursos. O resultado mostrou que 98% dos questionários entregues aprovaram o evento dando conceitos ótimo e bom.
Assim, compartilhar parte dos conhecimentos e das ricas experiências nesse registro, é apenas um leve sopro num vendaval de sentimentos, informações e construção de vida. Acreditamos que ajudar o aluno a pensar, compreender o contexto, e descobrir formas inovadoras e criativas de atuar é uma contribuição efetiva na formação dos jovens profissionais.
Esperamos que todos se beneficiem dos textos aqui apresentados.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: