Editorial
Resumen
É com enorme satisfação que apresentamos aos leitores este número dos Cadernos de Terapia Ocupacional que oferece parte dos trabalhos compartilhados pelos profissionais e estudantes na XIV Semana de Estudos da Terapia Ocupacional da UFSCar, realizado em setembro de 2006.
A Universidade Federal de São Carlos, como espaço escolar de ensino-aprendizagem, tem a importante função de promover a formação técnica e científica dos seus alunos. Tem também como objetivo propiciar novas experiências no sentido de ampliar o conhecimento cultural e o desenvolvimento de atitudes e valores humanos. As atividades extra-classe são valorizadas para que os alunos participem ativamente da vida comunitária, conheçam e experimentem situações concretas de desafios do cotidiano.
Como é familiar à nossa profissão, realizamos a Semana de Estudos como um processo, um projeto que envolveu alunos e professores com objetivos claros, planejamento de estratégias e ações compartilhadas na construção de cada passo para a realização e conclusão dessa atividade.
Foi um processo de reflexão constante durante meses de preparação em que a equipe organizadora teve como alvo propiciar dias de convívio prazeroso e produtivo para os convidados. Foram inúmeras reuniões na busca de informações, patrocínio e de contatos, na análise da viabilidade de cada aspecto operacional para a criação e adaptações das condições institucionais. Conhecer os trâmites da Universidade para a aprovação do projeto e do relatório, fazer o planejamento dos gastos e prestar contas possibilitou uma vivência organizacional rica para a formação dos estudantes que tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades nas relações pessoais e institucionais superando dificuldades, incorporando diferentes pontos de vista, compartilhando limites, assumindo riscos. O empenho na divulgação do evento, o carinho e a preocupação com que planejaram e fizeram a recepção dos colegas e palestrantes, promoveu integração e reforçou atitudes éticas e crescimento pessoal para todos.
A equipe formou um grupo de trabalho unido, responsável, maduro e muito ativo.
O sucesso se concretizou com a inscrição de 357 estudantes e profissionais de Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Educação Física e Fisioterapia, com a representação de treze Universidades.
O evento foi estruturado de modo a oferecer uma gama ampla de temas e atividades: 7 palestras, 2 mini-conferências, 1 mesa redonda, 10 mini-cursos, 1 depoimento, 5 temas livres e a apresentação de 20 pôsteres.
Ao final dos trabalhos realizamos uma avaliação quanto ao grau de satisfação dos participantes em relação ao evento em geral e quanto à diversidade de temas, qualidade das palestras e mini-cursos. O resultado mostrou que 98% dos questionários entregues aprovaram o evento dando conceitos ótimo e bom.
Assim, compartilhar parte dos conhecimentos e das ricas experiências nesse registro, é apenas um leve sopro num vendaval de sentimentos, informações e construção de vida. Acreditamos que ajudar o aluno a pensar, compreender o contexto, e descobrir formas inovadoras e criativas de atuar é uma contribuição efetiva na formação dos jovens profissionais.
Esperamos que todos se beneficiem dos textos aqui apresentados.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
En el momento de la presentación del artículo, los autores deben enviar la Declaración de Responsabilidad, Conflicto de Intereses y Trasferencia de Derechos de Autor según el modelo descripto a continuación, firmado por todos los autores.
Declaración de Responsabilidad, Conflicto de Intereses y Trasferencia de Derechos de Autor.
Título de trabajo:
Certifico que participé de la concepción del trabajo siendo responsable por el contenido, y que presenté las informaciones pertinentes sobre las fuentes de recursos recibidos para el desarrollo de la investigación. Afirmo que no existen conexiones ni acuerdos entre los autores y fuentes de financiamiento que caractericen un conflicto de interés real, potencial o aparente que pueda afectar los resultados de este trabajo.
Certifico que la investigación, de incluir experimentos con seres humanos, consideró las apreciaciones y aprobación del Comité de Ética de la institución pertinente, y que la divulgación de imágenes fue autorizada, asumiendo entera responsabilidad por la misma.
Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en su totalidad, o cualquier otro material de mi autoría con contenido sustancialmente similar no fue enviada a otra revista en formato impreso o electrónico.
Afirmo que, de ser solicitado, proporcionaré o cooperaré totalmente en la obtención y enriquecimiento de datos sobre los cuales el texto se basa, para examen de los editores.
Nombre completo del(los) autor(es) y firma:
Acuerdo con Licencia de Acceso Abierto:
El (los) autor(es) deberá(n) enviar el Acuerdo de Licencia de Acceso Abierto firmado (por todos), conforme el modelo a seguir:
La revista Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional (Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy) se publica conforme al modelo de Acceso Abierto y adopta los términos de la licencia Creative Commons Attribution (CC-BY), disponible en el sitio: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Nosotros, autores del artículo “TÍTULO” abajo firmantes, declaramos que leímos y acordamos con los términos de la licencia de acceso abierto.
Nombre completo del(os) autor(es) y firma:
Nombre completo
Fecha
Firma