Inovação educacional em um seminário de pesquisa em terapia ocupacional: experiências de docentes e alunos em tutoria entre pares
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE402039193Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Tutoria, Métodos Pedagógicos, PesquisaResumo
Introdução: A formação em competências de pesquisa em estudantes universitários de graduação tem sido tradicionalmente um desafio para a prática docente, exigindo constantemente inovação nas estratégias pedagógicas empregadas. Objetivo: Desenvolver uma experiência de inovação educacional na disciplina de seminário de pesquisa no curso de graduação em terapia ocupacional, por meio de um projeto piloto da estratégia de tutoria entre pares. Método: Descrever uma experiência inovadora de seminário de pesquisa, da qual participaram voluntariamente três tutores pares do quinto ano, que já haviam cursado a disciplina no ano anterior; 11 estudantes do quarto ano e dois docentes orientadores. Resultados: O projeto de inovação compreendeu cinco atividades. A primeira foi o diagnóstico de necessidades e competências requeridas para a tutoria entre pares; a segunda correspondeu à seleção de tutores pares para a disciplina de pesquisa; a terceira atividade foi a capacitação em pesquisa qualitativa; a quarta atividade foi a execução das tutorias entre pares presenciais entre estudantes, fortalecendo competências para a pesquisa; a quinta atividade realizou a avaliação dos resultados alcançados nas tutorias entre pares. Conclusão: A experiência pedagógica em inovação educacional de tutorias entre pares permitiu constatar que o trabalho entre iguais consolida conteúdos e gera um clima favorável para realizar pesquisa em terapia ocupacional.
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