Desencontros para a construção do trabalho terapêutico-ocupacional na assistência social com pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO409540151Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Assistência Social, Formação Profissional, Prática ProfissionalResumo
É necessário o debate sobre os parâmetros que orientam a atuação dos terapeutas ocupacionais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), uma vez que a assistência social é a segunda política pública que mais integra essa categoria em seu quadro técnico, especialmente no que diz respeito ao trabalho com pessoas com deficiência. O objetivo deste estudo foi conhecer os processos de trabalho e problematizar a atuação dos terapeutas ocupacionais nessa política, com ênfase em pessoas com deficiência. Para tanto, foram analisados resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, focando nas entrevistas realizadas com seis terapeutas ocupacionais atuantes no SUAS, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, que trabalhavam em Centros-dia. Ao investigar os processos de trabalho das profissionais, verificou-se um consenso quanto ao foco na promoção da independência e autonomia das pessoas, com ênfase nas atividades de vida diária, observando-se uma dificuldade em superar a tendência de interpretar as demandas dos sujeitos sob a ótica da reabilitação. Por outro lado, constatou-se que os próprios documentos orientadores da política de assistência social abrem brechas para que essas leituras e ações ocorram. Defende-se, contudo, que os profissionais se familiarizem com os debates teórico-metodológicos e legais da assistência social e da terapia ocupacional social. Nesse sentido, acredita-se que quanto mais os terapeutas ocupacionais estiverem inseridos nesse escopo teórico e prático, maior será a promoção de “encontros”, alinhando seu trabalho com os princípios dessa política pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Authors

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.