Percepção sobre o processamento sensorial em crianças com transtorno do espectro autista: influências de idade, educação familiar e formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO40393938161Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Estimulação Precoce, Processamento Sensorial, Terapia OcupacionalResumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é atualmente considerado um distúrbio complexo do comportamento, caracterizado por déficits na comunicação social e por comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Estudos indicam que de 40% a 80% das crianças com TEA apresentam alterações no processamento sensorial, manifestadas pela dificuldade em responder adequadamente a estímulos sensoriais. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de pais e profissionais sobre o processamento sensorial de crianças com TEA, de 3 a 6 anos, e investigar se variáveis sociodemográficas e profissionais influenciam o perfil de desenvolvimento sensorial dessas crianças. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e inferencial, cujo instrumento de coleta de dados foi a Escala de Avaliação do Perfil de Desenvolvimento de Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, desenvolvida e validada em Portugal. A mostra do estudo foi composta por 50 familiares e 50 profissionais. Os resultados indicam divergências nas avaliações feitas pelos pais e pelos profissionais. As terapeutas avaliam mais positivamente a dimensão do processamento sensorial em comparação com os pais. O perfil sociodemográfico aponta que as crianças com TEA são encaminhadas por médicos para a intervenção precoce e atendidas por equipes multidisciplinares. A maioria das profissionais dessas equipes tem formação em TEA; no entanto, poucas apresentam formação específica em intervenção precoce ou integração sensorial. Não houve influência estatisticamente significativa das variáveis socioeconômicas.
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