Privação ocupacional de crianças e adolescentes imigrantes haitianos no Chile: um ensaio reflexivo
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.cto408139943%20Palavras-chave:
Criança, Adolescente, Emigrantes e Imigrantes, Educação, Privação SocialResumo
A imigração para o Chile levou a um aumento significativo da população haitiana no país, o que criou desafios significativos no campo educacional. Apesar das regulamentações que buscam garantir acesso igualitário à educação, barreiras significativas, como racismo, discriminação e falta de apoio linguístico persistem, limitando a integração efetiva. Essas dificuldades não afetam apenas seu desempenho acadêmico, mas também sua capacidade de adaptação cultural e de estabelecer laços sociais em seu novo ambiente. Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a privação ocupacional que afeta crianças e adolescentes haitianos no sistema escolar chileno, analisando como essas barreiras impactam seu desenvolvimento e bem-estar. O papel da terapia ocupacional na promoção da inclusão educacional é discutido, destacando seu potencial para reduzir as desigualdades enfrentadas por esses alunos. Por meio de uma abordagem de justiça ocupacional, destaca-se a importância de gerar estratégias de intervenção que permitam melhorar o acesso e a participação no ambiente educacional, garantindo seu direito a uma educação plena e equitativa. Numa perspectiva reflexiva, conclui-se que a privação ocupacional vivenciada por esta população não só limita sua participação nas atividades escolares, como também aprofunda sua exclusão social e reforça desigualdades estruturais. Ressalta-se a necessidade de implementar estratégias de intervenção que promovam uma educação equitativa, reconhecendo a importância do apoio profissional para favorecer a integração, a agência e o bemestar desses alunos no contexto educacional chileno.
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