Percepção de estudantes sobre a simulação clínica de alta fidelidade na preparação para a prática de saúde. Um estudo transversal em terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.cto400138903Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Simulação, Formação Profissional, Competência ProfissionalResumo
Introdução: A simulação clínica de alta fidelidade constitui uma ferramenta fundamental na formação em terapia ocupacional, entretanto, a evidência sobre a percepção dos estudantes de terapia ocupacional quanto ao uso da simulação clínica na sua preparação para a prática profissional ainda é limitada. Objetivo: Descrever a percepção dos estudantes do quarto ano de Terapia Ocupacional da Universidade do Chile sobre a implementação de simulação clínica de alta fidelidade na preparação para a prática em atenção à saúde em 2024. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal e descritivo. Participaram 16 estudantes de graduação da disciplina “Prática Integrada IV em Saúde” de Terapia Ocupacional, selecionados por amostragem por conveniência. Os participantes assinaram um termo de consentimento informado e responderam a um questionário anônimo. Foi realizada uma análise descritiva univariada dos dados quantitativos e uma análise de conteúdo das respostas abertas, utilizando o IBM SPSS Statistics v.25. Resultados: Os estudantes demonstraram alta satisfação com as informações recebidas (81,3%), o planejamento antecipado do cenário (87,5%) e a reunião inicial com o professor (81,3%). A maioria considerou que foi capaz de aplicar as habilidades terapêuticas aprendidas (87,5%) e que o cenário foi desafiador (68,8%). Além disso, 75% consideraram que o debriefing fortaleceu seu aprendizado, destacando o ambiente respeitoso e colaborativo com a comissão avaliadora (100%). Conclusões: As percepções dos alunos sobre a simulação clínica de alta fidelidade são favoráveis, pois eles acreditam que ela melhorou sua preparação para a prática da saúde, promovendo a compreensão e a aplicação de habilidades terapêuticas.
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